NEWSLETTER
Desejo receber novidades sobre:*
Nome*
Email*
*Preenchimento obrigatório.
FECHAR
ENVIAR
Obrigado por subscrever a nossa newsletter!
Assumimos os valores do desenvolvimento sustentável ao nível técnico, económico, ambiental e social, como uma das prioridades da gestão.
VER FOTOS VOLTAR

“A procura de um modelo mais sustentável de evolução da sociedade tem constituído preocupação dominante nas últimas décadas face ao conjunto de oportunidades,mas também de ameaças, que afetam o conjunto do tecido social,a estrutura das atividades económicas e o equilíbrio ambiental. Um desenvolvimento sustentável pressupõe a preocupação não só com o presente mas com a qualidade de vida das gerações futuras, protegendo recursos vitais, incrementando fatores de coesão social e equidade, garantindo um crescimento económico amigo do ambiente e das pessoas. Esta visão integradora do desenvolvimento, com harmonia entre a economia, a sociedade e a natureza, respeitando a biodiversidade e os recursos naturais, de solidariedade entre gerações e de coresponsabilização e solidariedade entre países, constitui o pano de fundo das políticas interna- cionais e comunitárias de desenvolvimento sustentável que têm vindo a ser prosseguidas.”

Estratégia Nacional de desenvolvimento sustentável, ENDS – 2005-2015, aprovada pela resolução do conselho de ministros nº 109/2007, de 20 de Agosto.

 

O Grupo Obriverca assume os valores do desenvolvimento sustentável ao nível técnico, económico, ambiental e social, como uma das prioridades da gestão, constituindo parte integrante da estratégia de consolidação da sua imagem. Assim,de há uns tempos a esta parte que,aliado ao objetivo de manter a qualidade dos projetos imobiliários que promove, dotados de espaços verdes requalificadores dos espaços públicos e de uma harmonia arquitetónica, o Grupo Obriverca tem vindo a implementar procedimentos que visam preci- samente garantir o melhor desempenho ao nível dos indicados objetivos de desenvolvimento sustentável.

A Obriverca passou, por isso, a colaborar com instituições de defesa do ambiente – v. g., Quercus – na recolha, organização e disponibilização aos cidadãos de informação credível na área da Construção Sustentável. No âmbito da qualidade, segurança e ambiente o Grupo Obriverca tem vindo a implementar e a consolidar, faseada mas progressivamente, uma política de aproximação aos padrões europeus nestes domínios.

O compromisso com a sustentabilidade realiza-se através de um conjunto de procedimentos a cumprir ao longo das quatro fases em que, na generalidade, se desenvolvem os nossos projetos imobiliários:

Conceção e desenvolvimento de projectos
De forma a poderem ser escolhidas as melhores estratégias no desenvolvimento de um projeto que permitam a otimização do desempenho nas fases seguintes, são desde logo, na fase de conceção e prospeção, ponderados os critérios de sustentabilidade, ao nível do tempo de execução, soluções urbanísticas e arquitetónicas, materiais utilizados na construção, etc.

Projecto de execução
As opções consideradas nesta fase são muito relevantes e condicionadoras das seguintes,na medida em que devem compreender a opção por soluções técnicas que permitam a integração dos conceitos de sustentabilidade durante a construção e operação do projeto.

Construção
Esta fase é caracterizada pela operacionalização do projeto, tendo em conta o definido nas duas fases anteriores. Em todos os casos são revistos os critérios definidos e se necessário,são efetuadas alterações dos mesmos,tendo sempre em vista a prestação do melhor serviço possível aos futuros utilizadores, na perspetiva de uma sustentabilidade global. Nesta etapa ponderam-se os seguintes aspectos: o consumo de recursos, a utilização de materiais, a produção e tratamento de resíduos, a segurança dos trabalhadores em obra ou a minimização do incómodo causado à comunidade local com o ruído e os impactos estéticos,de circulação e limpeza. Estas preocupações e o “modo de fazer” são também passados para as diversas entidades que connosco colaboram no desenvolvimento dos nossos projetos, ganhando-se aqui um efeito de cadeia que não é de menosprezar.

Gestão
A fase de gestão (apenas aplicada aos projetos que se mantêm enquanto unidades de negócio do Grupo Obriverca,como parques de estacionamento, unidades comerciais e de logística) é caracterizada pela continuidade da aplicação dos princípios de gestão integrada e sustentável que foram definidos e implementados nas fases anteriores.

1/9